0

Decoração de Apartamento Pequeno: 14 Dicas

Share

A decoração é uma coisa indispensável para que qualquer imóvel passe a ser realmente um lar. Afinal, é pelo processo ao qual as pessoas imprimem a sua personalidade e os seus gostos aquele espaço. É claro que todo mundo tem várias ideias quando precisam decorar a sua casa, mas a verdade é que nem todas elas são viáveis, especialmente quando se trata sobre decoração de apartamento pequeno.

Nesses casos, é comum que as pessoas precisem adaptar um pouco os seus gostos para que tudo possa ser colocado dentro do imóvel de maneira confortável. Se você tem pouco espaço e tem dúvidas sobre decoração de apartamento pequeno, conheça agora algumas sugestões simples e baratas!

O que seria um apartamento pequeno?

Antes de tratar de quais seriam as opções de decoração de apartamento pequeno, é válido entender mais a respeito de quais imóveis se encaixam nessa nomenclatura. De acordo com os arquitetos, é possível chamar de pequeno um apartamento cuja metragem chegue a 30 metros quadrados. Assim, qualquer imóvel maior que isso seria considerado médio.

No entanto, é preciso pensar que o conceito de pequeno também tem a ver com as necessidades de quem vai usar aquele imóvel. Eventualmente, 35 metros quadrados continuem sendo pouco, especialmente se for uma família grande.

Não decorar de forma funcional traz redução do espaço útil

Apartamento pequeno com cores claras

Geralmente, as pessoa associam a decoração de apartamento somente à beleza do espaço, mas a verdade é que os princípios da decoração vão bem além disso. De fato, quando não se faz a decoração adequada de algum ambiente, o que acontece é que se tem um comprometimento do espaço útil. Como consequência, o espaço fica ainda menor, fazendo com que o conforto seja reduzido.

Basta pensar em quando se tem um cômodo pequeno e um móvel muito grande. Infelizmente, devido às necessidades, é comum que as pessoas precisem acomodar, de alguma forma, um móvel grande em um lugar com pouca metragem. Contudo, se isso é feito em vários cômodos, o que se tem é um apartamento cheio de coisas e que não proporciona espaço nem mesmo para que os moradores fiquem confortáveis.

Portanto, pensar na metragem que se tem e em como ela pode ser aproveitada de forma inteligente é primordial para que se consiga sucesso com a decoração de apartamento pequeno.

O que fazer na decoração de apartamento pequeno?

Quando as pessoas adquirem um imóvel, é claro que imaginar sobre a decoração de apartamento pequeno é uma das primeiras preocupações. Sendo assim, aqui estão formas de se decorar e conseguir que o máximo da metragem seja aproveitado:

1. Cores claras

Nem todo mundo entende o quanto a cor das paredes pode alterar a percepção do imóvel. Se for cores muito escuras, além de o ambiente parecer sufocante, ele também dá a impressão de ser mais “cheio”. É por isso que a maioria dos decoradores sugere que as pessoas que querem deixar seu apartamento um pouco mais espaçoso deem preferência às cores claras.

Quando se pinta com esse tipo de cor, a sensação que se tem é de que o ambiente está aberto, que há mais espaço e mais amplitude. Cabe dizer que não é preciso usar a cor branca: a tonalidade areia, por exemplo, é uma ótima candidata quando se quer deixar as paredes mais claras na hora da decoração de apartamento pequeno.

2. Janelas amplas

Quem nunca ficou encantado com aquelas janelas que tomam praticamente a parede toda? Pois isso é uma excelente escolha para que o apartamento pareça maior! Apesar de muitos pensarem que vão perder uma parede, a verdade é que o efeito de uma janela ampla é de mais espaço.

Como mais luz solar vai entrar no apartamento, ele ficará ainda mais claro e a própria dimensão da janela dará a impressão de mais amplitude. No geral, recomenda-se que essa escolha de janelas seja para o quarto ou para a sala, ambientes que as pessoas costumam querer que sejam maiores.

3. Menos paredes

É claro que todo mundo pensa logo em paredes quando o assunto é um imóvel. Isso porque os cômodos precisam ser divididos, não é? Entretanto, os apartamentos pequenos acabam perdendo espaço útil quando têm muitas paredes e é por isso que os arquitetos recomendam que elas sejam reduzidas.

Para que fique bem claro qual é cada cômodo, basta que a pessoa use a própria decoração de apartamento pequeno. Com os elementos certos, é possível substituir uma parede sem dificuldade e ainda trazer a sensação de um espaço maior. É válido deixar claro que, em muitos casos, a retirada de uma parede precisa ser avaliada por um profissional para que não haja comprometimento estrutural.

4. Usar armários contínuos

Os armários contínuos são aqueles parecidos com os armários que se tem em escolas, por exemplo. Tratam-se de “portinhas” ou de nichos que vão se seguindo e tomando boa parte da parede, otimizando a forma como se guarda tudo. O melhor é que os armários contínuos têm a capacidade de fazer com que o cômodo pareça mais comprido, ou seja, com que haja uma extensão maior.

Uma boa dica dos arquitetos é que esses armários não tenham variação de cor, ou seja, que eles sejam sempre da mesma tonalidade por toda a sua extensão.

5. Portas de correr

Quando se usa as portas convencionais, uma boa parte do espaço é perdida. Afinal, não se pode colocar nada ali porque é preciso que haja por onde a porta se abrir. Já a porta de correr acaba com esse problema porque ela usa apenas um espaço fixo para ser fechada ou aberta.

Dessa forma, pode-se colocar qualquer tipo de coisa próxima a essas portas, sem a preocupação de um impacto ou que não haja espaço para a porta ser aberta. Vale dizer que as portas de correr podem estar presentes tanto em móveis quanto como divisórias de ambientes: é bem moderno usar esse tipo de porta para separar ambientes sem que haja necessidade de parede.

6. Móveis suspensos

É claro que não são todos os móveis que podem ser suspensos, mas aqueles que podem ajudam a aproveitar melhor a metragem na hora da decoração de apartamento pequeno. Um bom exemplo de móvel suspenso são as bancadas, sem se esquecer de que há prateleiras que ficam presas ao teto usando uma espécie de corda especial para que o resultado estético seja o esperado.

Esses móveis suspensos dão mais opções para quem precisa guardar coisas, sem se esquecer de que ajuda a proporcionar mais espaço para as pessoas andarem.

7. Granilite branco

É uma surpresa para muitas pessoas saber que o revestimento que elas usam no chão pode sim ajudar a ampliar o espaço. É o caso do granilite branco! Uma das principais razões para que esse tipo de revestimento ajude a ampliar o espaço é que ele não tem muitos detalhes. Com isso, a sensação de amplitude fica maior, lembrando que isso é potencializado pela cor branca.

Algo interessante sobre o granilite branco é que ele pode ser aplicado em todo o apartamento, mas é mais comum em espaços como a cozinha. Além disso, apesar de a cor branca assustar um pouco quem gosta de tudo limpo, a verdade é que se pode higienizar esse revestimento com facilidade.

8. Portas de vidro

Considerando que separar visualmente os cômodos é algo péssimo quando se quer apostar na decoração de apartamento pequeno, as portas de vidro se tornam opções fantásticas. O fato de o vidro ser transparente faz com que se tenha a sensação de que o cômodo é um só e de que existe bem mais espaço. Certamente, algo perfeito quando se está decorando um apartamento pequeno.

Vale lembrar que as portas de vidro proporcionam proteção contra ruídos e que elas também conseguem impedir que cheiros diversos cheguem ao ambiente. No entanto, essas portas demandam muito mais cuidado quando se trata de um ambiente com crianças, tudo para reduzir acidentes.

9. Armários escondidos

Um dos problemas quando se trata da decoração de apartamento pequeno é a falta de lugar para que várias coisas sejam guardadas. No entanto, uma forma bastante inteligente de resolver isso é colocando armários escondidos ao redor do apartamento. Afinal, os degraus de uma escada também não podem ser pequenos armários?

Esse tipo de armário consegue otimizar o armazenamento de coisas, sem contar que é possível colocar esses armários em lugares surpreendentes, como no box da cama.

10. Usar espelhos

A maioria das pessoas costuma achar que os espelhos são úteis apenas para se ver, mas não é assim: esses itens também têm a finalidade de ampliar os ambientes na decoração de apartamento pequeno. A razão é que a imagem refletida dá a ideia de continuidade, ou seja, como se o ambiente que está refletido fosse duplicado.

A ideia de profundidade contida no conceito de espelho também ajuda a explicar porque essa peça é ótima para que se amplie os apartamentos pequenos.

11. Apostar no vertical

Considerando que não dá para usar tanto o sentido horizontal na decoração de apartamento pequeno, é claro que o sentido vertical tem de ser explorado. Um bom exemplo são as estantes que chegam quase ao teto e que têm diversos nichos: isso permite que se guarde muito mais coisas de maneira organizada.

Uma vez que se consegue manter menos coisas no caminho, maior é a sensação de que o apartamento, em vez de pequeno, é espaçoso.

12. Mobiliário claro

As cores claras, de forma geral, têm a capacidade de indicar um espaço mais amplo e é por isso que, quando se precisa fazer a decoração de apartamento pequeno, a melhor escolha é investir nesse tipo de mobiliário. Além das cores branco e areia, quando se fala em móveis claros, algumas das principais indicações são as madeiras bege, que são facilmente encontradas.

Por outro lado, os móveis de tonalidade escura fazem com que se sinta que o ambiente está “preenchido”, cheio e que há ainda menos espaço.

13. Armários em corredores

Existem apartamentos que, mesmo com uma metragem pequena, destacam-se pela existência de corredores. Se for o caso desse imóvel, vale a pena que essa área seja aproveitada com armários.

Colocar um armário suspenso ou mesmo alguns nichos será primordial para que se possa guardar mais coisas, mas é importante ter atenção: se for algo muito grande, a passagem das pessoas ficará prejudicada.

Se for possível que se use prateleiras, também é algo a considerar, mas sempre escolhendo apenas um lado do corredor para fazer isso.

14. TV na parede

Hoje em dia, as TVs bem finas são uma ótima ajuda para que se possa economizar espaço na decoração de apartamento pequeno. Entretanto, é possível fazer um uso ainda melhor delas se forem colocadas na parede.

Assim, elas não precisarão ficar sobre qualquer móvel e este poderá ser usado para guardar algo. Basta imaginar uma cômoda no quarto: se a TV ficar sobre ela, é uma área a menos para se colocar maquiagem, cremes, etc.

Desse modo, o melhor é prendê-la, mas sempre procurando por suportes que sejam compatíveis com o modelo e que fiquem firmes na parede.

Selecionar bem os móveis é primordial

Móveis para apartamento pequeno

Quando se fala em decorar um apartamento pequeno, o ideal é que se tenha uma quantidade menor de móveis e, para isso, eles precisam ser o mais funcional possível. A recomendação é que se verifique se eles têm bastante espaço interno e que se fique atento ao seu número de gavetas. Quanto mais gavetas ele tiver, maiores são as probabilidades de se conseguir guardar mais coisas.

Outro detalhe relacionado aos móveis para apartamentos pequenos é que eles mesmos não podem ser grandes demais. Imagine-se um quarto de casal onde o guarda-roupa toma diversos metros quadrados: certamente, vai faltar espaço para que o casal possa circular pelo cômodo.

O mais indicado é que se procure por móveis que sejam mais compactos, mas que proporcionem um espaço interno considerável. Se for possível, também é interessante que se use os móveis funcionais, como as cômodas que já trazem um espelho ou os que incluem uma bancada para substituir uma mesa.

Curtiu as dicas sobre decoração de apartamento pequeno?

E você? Gostou das dicas para deixar um apartamento pequeno perfeitamente decorado? Pois não deixe de compartilhar este artigo para que mais pessoas vejam essas dicas e também não deixe de conferir mais ideias para decorar apartamento!